GRUPO CRIME VERBAL É DESTAQUE EM SHOW VITÓRIA (E.S)

O grupo Crime Verbal de Belo Horizonte – MG participou pela primeira vez, do Evento Escola de Rima da Banca Bicho Solto de Vitória (E.S), ...

31 de mai. de 2012

HUMILDADE ATÉ AONDE VAI A SUA ?





O Boca no Trombone de hoje vai retratar fatos que vem ocorrendo constantemente no cenário HIP HOP e quero deixar claro que são questionamentos que estamos vendo nas coberturas e no dia a dia.
Artista que antes não eram tão reconhecidos, andavam com todos, não existia nenhuma diferença hoje com o crescimento do trabalho vem menosprezando muitos e se portando como um verdadeiro "artista pop" exigindo um camarim só pra ele, separado dos outro artistas, não querendo falar com as mídias especializada, somente com a grande mídia, entramos em contato seja por email ou pelas redes sociais e nem somos respondidos. Um tempo depois vemos publicações em veículos de comunicação de nome, vemos artista entrando nos eventos rodeados de seguranças.

Ai me pergunto eles não são a rua?
Porque disso então?

Vou dar alguns exemplos de artistas que mesmo com todo sucesso não perderam a Humildade.

No evento que ocorreu em BH no último dia 25/05 em que o rapper Mano Brown esteve, um fã comentou que quando o rapper chegou na casa vieram algumas pessoas ate ele e junto os seguranças e no mesmo instante Mano Brown se referiu aos seguranças "Pode deixar que vou trocar ideia com eles"

Outro fato foi com Eduardo Facção no Hip Hop na Veia que ao término do show foi para a rua e atendeu ate o ultimo fã.

O que queremos questionar com isso é que BH esta crescendo dentro da Cultura Hip Hop e com isso recebendo grandes artistas em nossa cidade e é nestes momentos que não vemos nem um pouco de HUMILDADE, por parte de certos "artistas".
Mas quando sobem no palco se tornam uma outra pessoa,  quero que haja um reflexão sobre isso pois o público do rap é um publico que luta incansavelmente para crescer e manter essa cultura viva, que ainda é muito discriminada e já que não temos o apoio da sociedade, esperamos que pelo menos os que estão envolvidos nos respeitem como fazemos com eles, não falo isso só pelo Blog do Parks mas pelas outra mídias que fazem um trabalho serio e ate aqui em nossa cidade são pouco valorizados.

Vejo pessoas pouco se importando com o que fazemos se esquecendo que a 3 anos atrás quando o Blog nasceu tinha artista que nunca tinha falado ou tinha sido divulgado o seu trabalho em veiculo algum e para mostrar que mesmo quando estamos em um lugar de destaque não precisamos desmerecer a ninguém.
Deixo esse vídeo abaixo com 3 exemplos de verdadeira Humildade.

Comente deixe sua opinião ela é muito importante.




Texto: Parks

26 comentários:

Bianca de Sá disse...

Esses que esquecem de onde vieram, passam por cima dos outros, deixam a "fama" subir pra cabeça, rapinho tem a fama perdida!

Anônimo disse...

Acho que agora o Blog do Parks tocou em em assunto que todos questionam mas,ainda não tiveram coragem de expor. Este tipo de coisa vem acontecendo á muito tempo, e,não é só com a galera da mídia não! Muitos fãs são menosprezados pelos artistas, que por sua vez reclamam que o público mineiro não dá atenção para o rap daqui.
Temos que prestar atenção nessas coisas, e servir de exemplo pro pessoal de fora não vir aqui e fazer o que quiser, achar que é bagunçado... temos que começar por nós mesmo, dando valor ao corre de cada grupo, equipe, público e artista para que possamos crescer juntos, trabalhando com o que gostamos.
Esta mais do que na hora de agirmos como profissionais, deixar de sermos "estrelinhas"(e isso serve pra artistas e público que tem preconceito com o trabalho desenvolvido dentro do rap mineiro) e fortalecer o que temos aqui!

Unknown disse...

bem ai ta uma coisa interessante,pq aqui ainda não a nimguem com este status de " Ó ARTISTA " e nem é questão de humildade isso,mas sim de reconhecimento ao que o ajudaram e mais ainda de educação com as outras pessoas...ja vi muitos subirem e descerem rapidinho por causa disso,pq estrela uma hora apaga...

Anônimo disse...

Mano, com respeito a humildade eu tenho a mesma opinião desde que comecei no rap, quem é do gueto sabe suas origens pode andar no meio da elite sem problemas mas não esquece da raiz, acho que eu mesmo sou um bom exemplo disso, mas uma crítica que espero que seja interpretada como construtiva é que não tem um assunto relacionado ao hip hop MINEIRO que os "bons" exemplos tem que vir de São Paulo isso historicamente me deixa muito chateado, será quem em MG não tem esses bons exemplos? Porque não citar o SOS periferia cantando no duelo de mcs, ou o Nos pega e faz no BAMBATA CONVIDA foram ótimos nisso, pessoas do nosso convivio guerreiros, posso citar o proprio Renegado que ja esteve até na globo e não se exclui de um bom papo com fãs, fica a dica, o blog é um ótimo canal e eu respeito muito, mas promove gente de fora demais, historicamente eu vejo varios de nós chegarmos em São Paulo e sermos discriminados como "roceiros" "os pão de queijo" e muitas vezes por alguns citados ai nessa entrevista como "OS HUMILDÃO" Sp tá ruim pra tocar e aqui eles nadam de braçadas, espero que os nomes daqui sejam as referencias, fiquem todos com Deus e espero que isso não seja levado a mal, paz!!

Giselle disse...

é lamentável, mas os "artistas" que agem assim podem até subir ao palco, mas não demora estarão no chão... a humildade é a base sólida do sucesso, é só ver os nomes citados aí, Mano Brown e Eduardo, que são referência. OS HOMENS PASSAM, AS ATITUDES FICAM

Djeu disse...

So faltou os nomes!!!

DjZeu disse...

So Faltou os Nomes!!!

Wallace Cristiano disse...

Quando a essência morre é assim que surge os "ESTRELAS"...esse tipo de otario sempre existiu e sempre vai existir, entretanto cabe nós exaltarmos sempre aqueles que nos demonstra "HUMILDADE"
"Se tem alguém superior, esse alguém é Deus
Não é você, não é sua mãe, não é seu pai, não sou eu
Hoje quem está se exaltando, se crescendo que nem
rico
Amanhã estará se humilhando parecendo mendigo"
LETRA DE LINDOMAR 3l

Blog do Parks /Parks News disse...

Sim claro mas quis mostrar pessoa que tem uma carreira consolidada aqui temos vários artista que são correia com o renegado e uma ótima pessoa e vários outros mostreis esse para quem ver e esta se achando veja que esses do vídeo consideram o seu publico e quero falar eu estou vendo pois estou na maioria dos eventos por isso estou trazendo esse questionamento mas sua opinião e valida e muito obrigado pois temos que discutir mesmo para que cresçamos juntos .

Anônimo disse...

Realmente isso tem acontecido, não soh em BH chapa, mas no Brasil inteiro. Foda-c o que os "artistas" acham ou fazem. Sigamos fazendo a nossa, afinal, "Sucesso e fama são coisas bem distintas" e quando eles acordarem, será tarde demais pra voltar atrás.
Grande exemplo de humildade e, talvez o maoir de todos, KL JAY!

#asruasagradecem

bNd disse...

Salve Parks, infelizmente isso está cada vez mais constante, eu penso que humildade por interesse não é humildade e sim falsidade. Isso para um fã de determinado artista acaba frustrando o mesmo, pois ele percebe que tudo que seu ídolo faz no palco fica somente lá no palco e não passa de falsidade e marketing pessoal. Bom, quem perde com isso é o próprio “artista”, que deixa sua mascara cair e revela quem realmente é! O que devemos fazer é identificar esses falsos “artistas” que na verdade não passa de oportunistas, e valorizar os verdadeiros artistas, que sabem o valor de seus fãs, que valorizam a mídia especializada, que sabem que seus fãs estão assimilando suas idéias e as pondo em pratica, mudando vidas e incentivando a comunidade, lutando para fortalecer e evoluir a cultura Hip-Hop em geral. O trabalho desenvolvido pelas mídias “alternativas” não é feito por ego ou interesse, fazemos por acreditar no poder que essa cultura rica tem de transformar vidas que antes apenas existiam e hoje estão vivendo com o conhecimento, com os conceitos e com os sentimentos que realmente importam. Blog do Parks, Portal Rap Mineiro, Underground-Babylon, Rap Mineiro 288, Artigo de Rua e muitos outros estão nesse corre. Bons exemplos não faltam no Brasil e muito menos em BH. Como diz o poeta...(Não devemos temer o governo, o governo que deve temer o povo), vamos nos informar, vamos saber dos nossos direitos, pois assim não será fácil para um Rapper, político ou qualquer outra pessoa de má fé nos enganar.

Tamo Junto Parks.

bNd

rapmineiro.com
underground-babylon.blogspot.com

Solto Rafael disse...

Muito boa a reportagem Parks
Todos estão surdos

Que o blog continue verdadeiro
como sempre foi

Issaeeeee

KROIF disse...

SALVE SALVE MEU MANO PARKS MAIS UMA VEZ EXPONDO A VERDADE MESMO Q POLEMICA!!!OLHA PERCEBO Q A SUA POSTAGEM TEM AVER COM FATOS OCORRIDOS
COM ALGUNS ARTISTAS EM EVIDENCIA NA MIDIA Q COMO DISSE O BROW "ESTAO OLHANDO PRA 3 QUANDO ELES PODIAM TA OLHANDO PRA 300" ENTÃO DISFOCANDO DO CENARIO NACIONAL E FOCANDO AQUI PRA NOSSA CIDADE O RAP AQUI TAMBEM TA CHEIO D ESTRELISMO E FALTA D HUMILDADE NEGO Q CRECEU JUNTO COM VC VEIO DA MESMA FAVELA MESMA QUEBRADA HOJE EM DIA FECHA COM PLAY BOY OU ALGUEM Q TA COM ALGUM DISTAQUE NA MIDIA E ESQUECE D VC Q TA NA CORRERIA A MILE ANO ... E QUANDO VC SE HUMILHA PEDINDO UMA MORAL NEGO TE TIRA AINDA FALA Q VC EH CHATO...OU SE OMITE FUGINDO DA REAL ..MAIS EH COMO DIZ O DITADO SE VC QUER CORRER SIRVA DA SUAS PROPRIAS PERNAS NÃO CONTE COM NINGUEM, E NO FINAL A VERDADE SEMPRE BOIA NÃO ADIANTA OS FALSOS SE EXALTAREM, QUE QUANDO A VERDADE PREVALECER ELES VAUM CAIR E QUANTO MAIS ALTO MAIOR A QUEDA ... E PRA FALAR DESSAS COISAS NAUM PRECIZAMOS CITAR NOMES!!! A CARAPUÇA SE ENCAIXA D ACORDO COM O PERFIL ... FODA A MATERIA, SALVE PARKS UM DOS POUCOS VERDADEIROS Q RESTARAM.. NOIXXX

JACK disse...

“A humildade precede a honra “.

Nil disse...

A unica coisa que carregamos pro resto da vida é o nome. Portanto, devemos ser humildes sempre, porque uma hora o sucesso acaba, mas a fama de "tirado" e "prepotente" continua, e isso não abre a porta pra ninguuém !!

Unknown disse...

A humildade leva a pessoa a cultivar outras virtudes, como o respeito, a paciência, a tolerância e a compreensão
dos erros dos outros, esta porque sabemos ser nós mesmos, cheios de falhas.QUem é humilde sabe servir ao próximo. Isso contribui não só para a evolução daquele que serve, mas também para
a melhoria do planeta, para a paz na Terra.Hip Hop é humildade acima de tdo!Se não tiver a humildade não é hip hop.

Cinthya Oliveira disse...

Li na Rolling Stone deste mês que Criolo é o cara mais roqueiro do momento. E deve ser mesmo. Ele está tão metido quanto um roqueiro famoso, desde o episódio Chico Buarque. Em Belo Horizonte, ele só fala com o Estado de Minas, jornal que o ignorou naquela época do Transborda.

Rapper Blitz disse...

Mano falar de humildade é um assunto como religião, temos um grande problema aki em BH, porque se os caras vem pra cá com essa marra toda é por 2 motivos um é pelo fato de ter as pessoas que super valorizam estes mesmos que chegam aki achando que são os tal e o principal motivos de todos que eu particularmente acho, é que eles são assim só pelo fato de os produtores tambem super valorizarem os mesmos artistas que vem pra cá pagando um super cachê e aderindo essas exigencias bobas de camarin e tal temos que ter mais coerência pra tratar todos iguais o camarim junto com o dos outros artistas exemplo melhor que esse não tem os funcionários do cara que veio aki recentemente em BH chegaram do nosso lado venderam seus produtos do nosso lado o tempo todo chegaram mudo e sairam calados só tem bam bam bam chei de querer ser.

Anônimo disse...

salve salve rapa putz grila ..falar de humildade aqui em bh é osso pois tem muita coisa acontecendo e as pessoas cada vez mais se dividindo,são ações fortes que poderiam levar todos juntos ao sucesso,mas coletivos tem se dividido há milianos aqui é bhz,foi assim com a NPF quando me exclúiram do coletivo e até de uma música que eles fizeram e eles simplesmente me tiraram da letra da música o malokeiro aqui pirôu mas fazer o que né! eu me considero junto com minha esposa janaina um poço de humildade,quantas portas nós não abrimos pra vários grupos belo-horizontinos e da cena brasileira na mídia convencional? o que recebemos em troca? algumas considerações de falseta!tô na pista há milianos e saio na mídia mesmo antes de conhecer minha esposa,antes página policial,hj cultural conquistada com muito trampo e influências que são a riqueza da minha vida,tenho levado o rap até pessoas que desconhecem ou até não gostam de rap tudo pela defesa da nossa cultura,o que conquistei até hj foi com apoios de pessoas que consideram o meu trampo,pessoas de diferentes etnias! com a cena mineira ainda vejo alguns olhares desconfiados,nem sei se me consideram um rapper! eu sei o que sou mas muitos por aqui ainda me ignoram, a minha resposta é meus trampos em prol da sociedade mineira ,me sinto um marginalizado dentro de uma cultura marginal,o bom é que deixo pra estas pessoas minhas pegadas para que eles tentem me seguir,sou firme forte e tenho sorte,fé foco e esperança é o meu lema,humildade é a chave mas se vc for humilde d+ eles querem te devorar!! muitos aqui nas gerais ainda não tomaram um tombo pra aprender a se levantar,o tema é bom! pena que os falsetas ainda persistem em bancar os humildes,artista é o cachoeira,e tantos outros envolvidos em maracutaias brasil afora! nós du rap queremos alcançar nosso espaço, mas sem humildade e respeito ao trabalho do próximo não chegaremos a lugar nenhum,todos que escreveram aqui não são santos e todos tem os seus recalques,seja pelo sucesso do outro ou pela falta de respeito mesmo e também a falta de profissionalismo vejo muito isto por aqui o bairrismo tem separado a cultura!muito progresso tem acontecido na cultura mineira e temos que respeitar us corres de cada um este seria o principio da humildade,tem muita gente por ái comendo muchiba e arrotando bife,não temos nem um programa de rádio diário que toque nosso som,ainda não temos um programa de televisão com u nosso rap e ainda não temos u bambambam du rap aqui das gerais,ú proprio renegado pra bom entendedor de música é uma mistura de seu jorge.marcelo d2.jorge ben jor e outros do cancioneiro popular,não vejo nada de novo,! mas ele se adaptou ao pop rap e isto midiáticamente é bom pra ele,pra ele não pra cultura em si!ele é bom é,mas é uma mistureba danada,e tantos outros por ái tem vivido suas lutas e mudanças radicais no grupo pra fazer sucesso! não basta só cara bonitinha! tem que ter talento mas não talento empurrado guela abaixo! tem que ter compromisso e não criar um canal com dinheiro público pra difusão da cultura e usar em benéficio próprio,não criar coletivos panelinhas e só aparcer ja com o projeto músical pronto sendo que em minas a riqueza cultural é imensa,mas o que se vê no palco são grupos bancados por coletivos que só enxergam a sí próprios ou outros de outros estados pra comer nosso dinheiro e ainda rir da nossa cara lá fora!eu mesmo já até briguei em outros estados por causa da nossa cultura que é desrespeitada,som nosso lá fora eles nem tocam! e quando entregamos nossos cds pra estes famosos,eles simplesmente descartam na rodovia!muita gente ainda vai ter que estudar muito pra aprender humildade,até eu vou voltar a estudar!e domingão tem uma super matéria no jornal super com a minha pessoa! merecimento!eu vendo notícia seja policial ou cultural! eu levo o hip-hop mineiro sempre pra páginas culturais, aliás aqui nas gerais só eu e renegado que mais sai nos noticiários culturais!. trabalho,respeito e humildade é a chave!!!ice band + um sobrevivente da cultura hip-hop! um eterno aprendiz!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Roberto Raimundo disse...

Caros Leitores,
Acho que um veiculo de impressa não deve fazer juízo de valor de artista e sim trazer os fatos e pontos de vista diferente e sempre citando a fonte.

Venenoso disse...

Infelismente o dinheiro muda algumas pessoas que tem a cabeça fraca, pessoas esquecem da onde vieram! tem muita gente tambem que nao conseguiu nada ainda e fica com nariz em pé, humildade e respeito em primeiro lugar sempre!!!!!! boca no trombone...... tem uns que falaram que são da rua, mais quando vem pra ca, so querem se isolar no camarim com varios seguranças!!! a vida da volta!

Anônimo disse...

O Raimundo vc não deve entrar nos sites apos alguns péssimos shows não né? (R7, G1 entre outros)
Mídias grandes que já criticaram vários grandes artistas, por causa de atrasos, ignorar os fãs, barracos e etc...
Boca no Trombone, o nome já fala tudo é um espaço pra as pessoas falarem aqui o que vcs produtores escondem, pra falar aquilo que as pessoas estão cansadas de passar.
O espaço é pra isso.
Se ate as grandes mídias fazem isso, pq uma mídia como o Blog do Parks tem que se calar.
Tem falar mesmo, lutar por aquilo que vcs não lutam.
Pela valorização e respeito as nossas mídias.
E é por causa de um destes artistas mal exemplo que o nosso Grande Evento Palco Hip Hop foi prejudicado.

Anônimo disse...

O MV BILL MESMO É SEM PALAVRAS PARA DESCREVER TAMANHA HUMILDADE DESSE MANO, E REALMENTE O PARKS MOSTROU TRES GRANDES EXEMPLOS DE CARAS QUE EMBORA SEJÃO TÃO FAMOSOS E DE CERTA FORMA ATÉ IDOLATRADOS E PORQUE NÃO TB DIZER INFELISMENTE ODIADOS POR ALGUNS OTARIOS, MAS QUE NEM PORISSO, DISFAZEM DE NINGUEM, PARABENS MEUS MANOS.... QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Anônimo disse...

ESPECÍFICAMENTE PRA QUEM CITOU AI, NOSSO TRABALHO, COMO UM EXEMPLO DE FALTA DE HUMILDADE....


VOU EXPLICAR DA NOSSA PARTE O QUE ACONTECEU:

NO ANO DE 2009 TEVE UM EVENTO MUITO FORTE EM BELO HORIZONTE, CHAMADO HIP HOP IN CONCERT, ONDE ERA UMA ESPÉCIE DE DISPUTA, UMA VEZ QUE TINHA UMA COMISSÃO JULGADORA DO EVENTO, QUE IRIA PREMIAR O MELHOR SHOW, QUANDO ACONTECEU DE NÓS SERMOS SELECIONADOS PARA ESSE EVENTO, POR SERMOS UM GRUPO DE ALTO TEOR CRÍTICO E SEMPRE BUSCARMOS MELHORAR, NÃO QUISEMOS APRESENTAR A NOSPEGAEFAZ, DE FORMA DESORDENADA COMO VINHAMOS APRESENTANDO, E PROPOSTO UM ENSAIO COLETIVO PARA PROFISSIONALIZARMOS NOSSA APRESENTAÇÃO, E PRINCIPALMENTE ESSA PESSOA QUE CITOU A NPF, NÃO APARECEU, ASSIM COMO OUTROS, ALIAS, ASSIM COMO TODO O COLETIVO.

DECIDIMOS AI, JÁ QUE HAVIA CIDO O SEM MEIA VERDADE O SELECIONADO, EM FAZER NOSSO SHOW, E APENAS NA MUSICA PRA MALOCA PIRÁ, APRESENTARIAMOS TODO O COLETIVO, POREM, ESTARIAM NO PALCO SEM MICROFONE, UMA VEZ QUE NÃO HAVIAMOS ENSAIADO, AI SIM EU ACHO QUE POR FALTA DE HUMILDADE, E ACHAR QUE TEM QUE TIRAR VANTAGEM DO SUCESSO DOS OUTROS, ALGUNS SE RECUSARAM A SUBIR AO PALCO, E CRIARAM UMA RIVALIDADE INEXISTENTE ATÉ ENTÃO, O QUE FEZ, DE CONTA PROPRIA, ALGUMAS PESSOAS SE RETIRAREM DO COLETIVO.


É ATE DESELEGANTE ENCHER SEUS OLHOS COM UMA DISCURSÃO QUE JÁ FICOU NO PASSADO, PORÉM, COMO FOI LEVANTADO NO NOSSO NOME, UMA COISA QUE FICOU APENAS DE UM LADO DA HISTORIA, ME SENTI NA OBRIGAÇÃO DE EXPOR TAMBÉM NOSSA VISÃO.


INCLUSIVE QUANDO FALARAM NA MINHA CARA, QUE "SÓ NÃO GANHARAM O EVENTO POR QUE EU (ICE BAND) NÃO ESTAVA NO PALCO",(JÁ QUE SUA ESPOSA ERA UMA DAS JURADAS)
NÃO ME AFETOU, E NEM ABALOU EM NADA NOSSO CORRE, PELO CONTRÁRIO, MOSTROU QUE CERTAS COISAS, TENTAM CRIAR A TAL MARMELADA, E ATÉ SEM QUERER, NUNCA VAMOS FAZER PARTE DELA.


FICO ATÉ SURPRESO,POIS PRA MIM, ICE BAND, VOCÊ JÁ HAVIA SUPERADO ESSA "TIRAÇÃO NOSSA".

AINDA SIM RESPEITO MUITO, E VERDADEIRAMENTE SEI QUE É MUITO IMPORTANTE PARA O RAP NACIONAL.

SEM MAIS ....



THL

Edyx sre disse...

INFELISMENTE DESDE MUITO TEMPO OU TALVEZ ATÉ DO INICIO,ISSO ACONTECE SEM GENERALIZAR PORQUE CONHEÇO UMA PA DE HUMILDAO MAS UMA BOA PARTE DO POVO BELOHORIZONTINO TEM MUITA DIFICULDADE EM SER HUMILDE.O ESTRELISMO CHEGA PRIMEIRO DO QUE O PROFISSIONALISMO,NAO ADIANTA FAZER UMA RIMA INTELIGENTE,SE NAO TEM HUMILDADE É ARROGANTE QUE VEM DE BURRICE É DISPREPARADO,O PUBLICO QUE VC CONQUISTAR LOGO MAIS SAIRA ENTRE OS DEDOS QUANDO CONHECER TE DE FATO.A FALTA DE HUMILDADE GERA DESUNIAO O QUE ACONTECE ATE HOJE LAMENTALVELMENTE E IMPEDE O CRECIMENTO GERAL DE UMA CULTURA EM UMA CIDADE,DEVEMOS ESFORÇAR PARA SER HULMIDE ISSO É UMA VIRTUDE AMIGO!"A VERDADE E O AMOR SO PERTENCE AQUELES QUE SAO VERDADEIRAMENTE HUMILDE". Edyx sre