GRUPO CRIME VERBAL É DESTAQUE EM SHOW VITÓRIA (E.S)

O grupo Crime Verbal de Belo Horizonte – MG participou pela primeira vez, do Evento Escola de Rima da Banca Bicho Solto de Vitória (E.S), ...

13 de jun. de 2012

CRISTIANO RATO LANÇOU SEU LIVRO"SENTIDO SUSPENSO"NO PROJETO MÚSICA & POESIA.

Cristiano Rato Lançou seu livro "SENTIDO SUSPENSO" no projeto Música &  Poesia no dia 06 de junho, de 2012, no Centro Cultural UFMG, em Belo Horizonte, pelo selo “vale prosa”, da Editora carioca Multifoco.

O livro é uma coletânea de textos produzidos ao longo de dois anos é dividido em duas partes: proêmio e prólogo, traz em si o espanto da novidade, a sensação de ler um trabalho de estilo próprio e com algo a acrescentar, O título condensa uma leitura possível desta coletânea de contos um convite à suspensão do sentido, não pelo vazio, mas pela overdose de significados remete também à ironia, pois aqui o sentido não se interrompe jamais, a frase busca ir além de si, e as palavras parecem estar em outro local, acima do texto suspensas.

Eduardo Sabino.

Os breves relatos deste livro são moldados com frases curtas e líricas, numa linguagem que tem o seu impacto na metáfora, na sonoridade e na ironia. A técnica de Cristiano alterna aforismos e fragmentos de enredos trágicos que, na visão geral do livro, juntam-se para mostrar uma fotografia mais ampla. Um retrato do mundo, especialmente o meio urbano, na ótica do oprimido, do pobre, do marginal. Os personagens querem tomar consciência de tudo Desviam-se do controle social, do lugar comum, das idéias dominantes mas não escapam de confrontar a ordem das coisas, reagindo com ódio ao espetáculo da vida.
Tivemos também no lançamento participação da banda Pelos (antiga Pelos de Cachorro), o músico e cineasta Arthur B. Senra (da Banda Água de Cachorro), o fotografo João Sales, o agitador cultural e performance Ed Marte (Cafetina de Qué qué), a rapper Zaika Do Santos e a atriz Mary Astrus, do teatro do Oprimido.

O livro esta sendo vendido a R$30,00 através http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=845&idProduto=871ou pelo email:cristianorato@caoseletras.com




O autor do livros Cristiano Pereira Silva, ou como é conhecido Cristiano Rato, nasceu em Japonvar, no norte de Minas. Aos dois anos mudou, junto com a família, para Belo Horizonte, onde morou na Vila Nª. S. de Fátima, no Aglomerado da Serra, oito anos depois foi viver na V. Pedreira Santa Rita, em Contagem, com dezoito foi parar na Vila Primavera (Ruína II), em Ibirité, mais tarde na Vila Formosa (BH), atualmente vive entre o Conj. Granja de Freitas em BH e a Vila Estrela, no Aglomerado Santa Lúcia.
 
É formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Newton Paiva. Entre 2003 e 2006 desenvolveu atividades junto ao Grupo D-ver-Cidade CulturaL – redes de agentes culturais juvenis, onde tomou conhecimento do Faverock (antigo movimento de bandas independentes, em BH) e formou junto a amigos o grupo de fanzineiros “Ratos de Gaveta”. Nesse período já escrevia poesias e editava além do informativo do Centro Cultural UFMG, o fanzine “Do alvedrio a Ojeriza”, de tiragem limitada. Anos mais tarde veio a trabalhar para a ONG Favela é Isso Aí. No mesmo período atuou como correspondente para o projeto Viva Favela, da ONG Viva Rio, no Rio de Janeiro.

E também começou a contribuir periodicamente para o blog-revista literária “caos e letras”, assinando a coluna “Roendo a Página”. Atualmente é voluntário como educador de história e comunicador da ação Educafro Minas, que trabalha como uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários, para inserção de negros, indígenas e pessoas oriundas da camada popular no ensino superior.






Nenhum comentário: